topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Desporto » Atlantis Cup 2009 – Regata da Autonomia

 

Xcape e Fun-tastic vencem 2º etapa

Texto de: Fúlvia Almeida
Fotos de: Eduardo Sarmento
Adiaspora.com
Julho 2009

 

Atlantis Cup 2009 já tem vencedores

Xcape de Luís Quintino e Fun-Tastic de José Correia são os vencedores de mais uma edição da Regata da Autonomia. A prova terminou hoje no Faial.

Já estão encontrados os vencedores da XXI edição da Atlantis Cup. Na Classe ORC2 o primeiro lugar pertence ao Xcape de Luís Quintino e na Classe ORC3 ao Fun-Tastic de José Correia.
No que respeita à Classe Open o topo da tabela pertence ao veleiro Soraya de Frederico Rodrigues. A Classe Open é a única que dispensa ratings na altura de achar o vencedor.
Os 16 barcos concorrentes partiram da ilha Terceira rumo ao Faial, dia 31 de Julho, pouco depois das 11 da manhã. Pela frente, os velejadores da Atlantis Cup tiveram uma viagem com vento inconstante, nevoeiro e chuva.
Com três rumos possíveis para a realização desta perna, a maior parte das tripulações escolheu seguir pelo canal Pico/São Jorge. Luís Quintino diz que a decisão foi a mais acertada: “Foi uma boa opção. Tivemos bastante vento até à Calheta. Depois tivemos bastantes alturas sem vento, mas valeu a pena, hoje viria pelo canal na mesma.”
Contente com a vitória, o velejador da Horta conta ainda que a viagem foi trabalhosa: “Foi uma etapa trabalhosa, lutámos muito. Tirámos e pusemos o spi várias vezes, mas conseguimos sempre sair dos buracos em que estivemos metidos”, explica o velejador, que contabiliza ainda a vitória no Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro dos Açores 2009.

A tripulação do Xcape foi a primeira a cortar a linha de chegada na Horta, este dia 1 de Agosto. Eram 05h39m quando o veleiro comandado por Quintino deu por terminada a prova.
Sensivelmente uma hora mais tarde, às 06h44m, chegou o Ilha da Ventura, de Carlos Garcia. O Air Mail, de Luís Decq Mota cortou a linha de chegada às 06h56m. Depois de ter rasgado o spi, a tripulação do Air Mail fez uma parte da viagem sem a ajuda dessa vela.
O Fun-Tastic, que venceu a competição na sua classe (ORC3) chegou à cidade da Horta às 08h16m.
Já o Açor de João Leal, que prometia ser um sério concorrente ao primeiro lugar, só chegou ao Faial às 10h46m, tendo alcançado a terceira posição na geral.
Na etapa Angra do Heroísmo/Horta houve quatro barcos a ligar o motor. Sem vento suficiente para chegar dentro do tempo limite as embarcações Quero-Quero de Rui São Marcos, Anfitrite de Luís Medeiros, Lady Bug de Hélio Sousa e Danny boy de João Vieira desistiram de completar a prova (de referir, que a primeira destas embarcações participava em ORC2 e as restantes três em Open).
Este ano a Atlantis Cup teve início, pela primeira vez, em Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria a 25 de Julho. Nos anos anteriores, a Regata da Autonomia só passava pelas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.
A segunda etapa largou de Ponta Delgada no dia 27 de Julho, de onde partiu rumo à ilha Terceira. A perna entre Angra do Heroísmo e Horta deu por terminada a competição, este dia 1 de Agosto. Amanhã, está marcado o jantar de entrega dos prémios às tripulações, na cidade anfitriã da prova.
A Atlantis Cup, prova offshore do Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro dos Açores, é organizada pelo Clube Naval da Horta, sendo considerada uma das mais importantes provas de vela de cruzeiro do panorama nacional.
Para levar a Atlantis Cup a cabo, a organização conta com o apoio das seguintes instituições: Associação Regional de Vela dos Açores, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube e Clube Naval de Vila do Porto, Governo Regional dos Açores – Secretaria Regional do Turismo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores, Administração dos Portos de São Miguel e Santa Maria, S.A., Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A. e Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, S.A.

 

***

 

 Xcape e Fun-tastic vencem 2º etapa 30 de julho de 2009

O Xcape de Luís Quintino venceu as duas provas inshore realizadas esta Quinta-feira, dia 30, em Angra do Heroísmo. O veleiro da Horta encabeça a tabela de classificação do Campeonato Regional açoriano. Os cinco (5) veleiros que disputam o Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro dos Açores 2009, realizaram este dia 30 de Julho duas provas inshore na ilha Terceira.

O Xcape de Luís Quintino foi o barco com melhor prestação, tendo ganho as duas regatas. Marcada para as 11 da manhã, a primeira prova teve início cerca de meia hora mais tarde, devido à falta de vento. Quando a primeira regata começou a velocidade do vento rondava os 3, 4 nós, subindo gradualmente até aos 9 nós ao longo da tarde. A tripulação de Quintino mostrou-se ágil e eficaz. Rapidez nas manobras de spi e bolinas estratégicas marcaram o desempenho da equipa do Xcape, que neste momento lidera a tabela de classificação do Campeonato Regional.

Já o Açor de João Leal apresentou dificuldades nas manobras. Pouco afinada, a tripulação da Terceira fez uma segunda regata melhor do que a primeira, mas ficou em segundo lugar em ambas as provas de hoje. O Mariazinha de Manuel Nunes e o Celtic Dream de João Reis andaram lado a lado, com ligeira vantagem para o Mariazinha, que conseguiu a terceira posição nas duas provas. Já o Fun-Tastic, que realizou as provas sem vela de balão, acabou por ficar isolado. O barco de José Correia, com 3 tripulantes a bordo, terminou em último lugar nas duas inshore. A segunda regata ficou ainda marcada por um incidente. A bóia que estava colocada a barlavento deslocou-se, levando o Mariazinha e a Comissão de Regatas a apresentar um pedido de reparação. Depois de analisar a situação, o júri beneficiou o veleiro Mariazinha com 6m06s. Facto que não alterou o resultado da regata.

De relembrar que o Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro dos Açores integra várias regatas inshore (realizadas junto à Costa) e uma regata offshore – a Atlantis Cup (regata oceânica). A última etapa da Atlantis Cup parte de Angra do Heroísmo rumo à cidade da Horta, na ilha do Faial, dia 31 de Julho, às 11 horas. A linha de chegada encerra na Horta a 1 de Agosto. A prova teve início a 25 de Julho na ilha de Santa Maria, de onde partiu rumo a São Miguel. À Terceira a frota da Atlantis chegou durante o dia 28. Organizada pelo Clube Naval da Horta e patrocinada pela Liberty Seguros, a Atlantis Cup é uma das mais importantes regatas oceânicas do nosso país.

Para levar a cabo a Atlantis Cup, o Clube Naval da Horta conta com o apoio das seguintes instituições: Associação Regional de Vela dos Açores, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube e Clube Naval de Vila do Porto, Governo Regional dos Açores – Secretaria Regional do Turismo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores, Administração dos Portos de São Miguel e Santa Maria, S.A., Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A. e Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, S.A.

 

***

 

os vencedores da segunda etapa da Atlantis Cup

Já estão encontrados os vencedores da segunda etapa da Atlantis Cup. A regata da autonomia parte da Terceira no dia 31 rumo ao Faial, onde termina. Ainda o dia não tinha acordado já os primeiros barcos chegavam à ilha Terceira. A segunda etapa da Atlantis Cup ligou as cidades de Ponta Delgada a Angra do Heroísmo.

Os primeiros a cortar a linha de chegada foram o Açor de João Leal, às 04h44m, o Xcape de Luís Quintino às 05h34m e o Air Mail de Luís Decq Mota, às 06.30m.

Nesta perna, com pouco mais de 92 milhas, tal como em edições anteriores, voltou a faltar o vento na Ponta da Ferraria, um dos locais que mais técnica exige das tripulações. Durante o resto da viagem o vento subiu, proporcionando aos 16 barcos da Atlantis uma prova emocionante. A tripulação do Popeye, o último barco a chegar a Angra do Heroísmo, conta que apanhou vento de 26 nós.

Aplicando as correcções dos raitings, os vencedores desta 2ª etapa da Regata da Autonomia são: na Classe ORC2 Xcape de Luís Quintino e na Classe ORC3 Fun-tastic, de José Correia (segue abaixo tabela completa de classificações).

De relembrar que a Atlantis Cup 2009 teve início no dia 25 de Julho, com a primeira etapa entre Santa Maria e São Miguel, ilha da qual partiu a segunda perna dia 27 de Julho às 11 horas. A Regata da Autonomia, prova offshore do Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro dos Açores, arrancou este ano da ilha de Santa Maria. Até então, passava apenas por três ilhas: São Miguel, Terceira e Faial.

A última etapa da competição parte de Angra do Heroísmo rumo à cidade da Horta, na ilha do Faial, dia 31 de Julho, às 11 horas. A linha de chegada encerra na Horta a 1 de Agosto, às 23 horas.

No dia 30 de Julho, os velejadores inscritos no Campeonato Regional realizam provas inshore na baía de Angra do Heroísmo. O Campeonato Regional de Vela é composto por várias regatas inshore (realizadas junto à costa) e por uma prova offshore (Atlantis Cup – em alto mar).

Organizada pelo Clube Naval da Horta e patrocinada pela Liberty Seguros, a Atlantis Cup rompe o mar açoriano desde 1987, sendo uma das mais importantes regatas oceânicas do nosso país.

Para levar a cabo a Atlantis Cup, o Clube Naval da Horta conta com o apoio das seguintes instituições: Associação Regional de Vela dos Açores, Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube e Clube Naval de Vila do Porto, Governo Regional dos Açores – Secretaria Regional do Turismo, Câmara Municipal da Horta, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal de Vila do Porto, Administração dos Portos dos Açores, Administração dos Portos de São Miguel e Santa Maria, S.A., Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, S.A. e Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, S.A.

RESULTADOS PROVISÓRIOS DA 2ª ETAPA DA ATLANTIS
CUP 2009 (POR CLASSES):

 

ORC2

1º Xcape, de Luís Quintino
2º Air Mail, de Luís Decq Mota
3º Açor, de João Leal
4º Ilha da Ventura, de Carlos Garcia
5º Quero-Quero, Rui São Marcos (Ilhéu da Cal)
6º Aphrodite, de Rui Mendonça – DNS (Did not start)

ORC3

1º Fun-Tastic, de José Correia
2º Prainha, de Duarte Silva
3º Mariazinha, de Manuel Nunes
4º Celtic Dream, de João Reis
5º Trillemus, de Tomaz Azevedo
6º Fénix, de Eduardo Reis
7º Morfeu, de Pedro Carreiro
8º 5 Estrelas, José Serra – DNS (Did not start)

OPEN

Na Classe Open os primeiros barcos a chegar à baía de Angra do Heroísmo foram o Soraya às 06h27m e o Anfitrite às 09h38m.

 

RESULTADOS PROVISÓRIOS DO CAMPEONATO REGIONAL DE VELA DE CRUZEIRO DOS AÇORES (após segunda etapa da Atlantis Cup)

1º Xcape, de Luís Quintino
2º Fub-tastic, de José Correia
3º Mariazinha, de Manuel Nunes
4º Açor, João Leal
5º Celtic Dream , de João Reis
6º Aphrodite, de Rui Mendonça (DNS - Did not start)
7º 5 Estrelas, de José Serra (DNS - Did not start)

 

 

.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

 

Voltar para Eventos Desportivos

 

 
bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007